sexta-feira, 13 de junho de 2014

1808

O tema de leitura é livro histórico. 
Lá no início do projeto já havia pensado neste livro. Na época de escola, me interessei mais por História porque tive um professor excelente, que contava a História como ela realmente havia acontecido. 
Os livros 1808, 1822 e 1889 fazem parte de uma trilogia escrita por Laurentino Gomes.

1808 me surpreendeu pelas pesquisas e por várias vezes fui ao Google procurar aonde se situam alguns lugares, como por exemplo, o Mercado do Valongo no antigo Rio.
Um lugar que foi abandonado e tornou-se mal identificado por ter um passado sombrio e vergonhoso ao país. 
Mas, o passado sempre aparece. Histórias tristes dos tempos de escravidão. 
Novos personagens surgem na vinda de D. João VI ao Brasil e é surpreendente conhecer alguns relatos da nossa história.


"Pena que um país tão lindo não seja colonizado por uma nação ativa e inteligente", escreveu , referindo-se a Portugal. Os brasileiros se destacam pela abundância, mais do que pela elegância do serviço.
"Outra imagem muito freqüente nesses relatos dos viajantes é a do analfabetismo, da falta de cultura e instrução. O Brasil não é um lugar de literatura." 

Fiquei curiosa para conhecer os outros livros também. Vão para a lista de livros porque tenho alguns aqui na fila.
Tema histórico OK.
Bjs e vou continuar meu outro livro Como entrei na lista negra da Hermés.

2 comentários:

A Casa Madeira disse...

Ola. Esse livro está na minha lista.
E ainda apesar de tantos anos se passarem o analfabetismo e a falta de cultura ainda pairam sobre as nossas cabeças.
Boa dica.
Adorei conhecer.
janicce.

Georgia Visacri disse...

Mônica, eu amei o 1808, inclusive, quando fui para Lisboa, resolvi lê-lo novamente e foi uma delícia essa conexão! Não gostei tanto assim do 1822 e ainda não li o 1889, mas acho importantíssimo que os brasileiros aprendam sobre nossa história. Nem tudo foi tão ruim como a maioria pensa e não estamos tão mal assim hoje! beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...