Não lembro quem casou por lá, mas tenho uma daquelas recordações de infância que "sei que já fui lá, mas não sei porque nem quando"...
Como diz minha mãe : é uma igreja que mantém a tradição, porque algumas igrejas não tem mais imagens de santos.
Fiquei surpresa pela beleza do interior da Igreja, lembrando muito a Igreja de São Francisco em Salvador na Bahia. Não são exatamento parecidas mas são da mesma época de construção.
A Igreja de Santo Antônio do Valongo é de 25 de janeiro de 1640, enquanto a Igreja de São Francisco é de 1587.
Fiquei curiosa pela história da Igreja e encontrei algumas curiosidades a respeito: como o milagre que salvou a Igreja , a construção da estrada de ferro Santos- Jundiaí e dados da sua construção.
"Naquela época, o astuto banqueiro e empresário Irineu Evangelista de Souza, que havia inaugurado a primeira estrada de ferro do Brasil, estava empenhado na construção de uma linha de ferro ligando o porto ao Interior paulista (Santos a Jundiaí). O barão, que mantinha uma agência do Banco Mauá na Cidade, buscou um acordo amigável, porém sua proposta não foi aceita, resultando numa ação judicial e num reajuste final entre as partes envolvidas, obrigando a Ordem Terceira da Penitência a largar os direitos de propriedade sobre o convento (lado do mar), em 1861. E, com a inauguração da estrada de ferro a 8 de setembro de 1867, surgiu a estação de trens no lugar do antigo convento.
Todavia, antes da concretização do acordo, dizem que a empresa encarregada da construção da ferrovia chegou a invadir a igreja, conforme relato de João Luiz Promessa: "Quando estavam tentando retirar a imagem de Santo Antônio do altar-mor, notavam os operários que não havia força humana que o conseguisse e, depois de tantos esforços, terminaram desistindo..."
texto extraído de Histórias e Lendas de Santos
Algumas outras curiosidades:
Endereço :
Largo Marquês de Monte Alegre s/nº
Bairro Valongo – Centro Histórico
Bairro Valongo – Centro Histórico
Adoro conhecer museus, igrejas e saber mais da história.
bjs !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário